Dicastechnology

Como limpar o seu nome sem pagar a dívida

Quem não gostaria de acordar de um dia para o outro e ver todas as suas dívidas desaparecer de forma repentina, seria bom demais não é mesmo! Mas saiba que poderá vir a acontecer realmente. O que vamos falar aqui porém trata justamente disso e isso é claro, pois não tem dívida que dure para sempre.

Toda dívida se encerra, toda dívida prescreve, toda dívida caduca, e nesse caso estamos falando de prescrição, onde o credor tem um prazo legal para buscar todos os direitos dele, e se por acaso ele não requerer, irá perder a chance de reaver a quantia que lhe foi devida.  Então diante da prescrição a dívida se encerra, se no caso ocorrer da pessoa estiver com dívida ativa, estiver sendo processado, constar em órgãos de cobrança ou em banco de dados, chegou a hora de você limpar o seu nome sem pagar nenhuma quantia, pois a sua dívida finalmente prescreveu, então vamos mostrar aqui modos de prescrição muito comuns que acontecem. No caso de empresas de cobrança que te ligam ameaçando, falando que irão tomar todos os seus bens, sua casa, seu carro, esse é o momento oportuno de fazer valer os seus direitos, então veja como proceder se caso você estiver sendo processado.

  O que fazer nesses casos

Antes de tudo, pegue uma certidão que é um documento oficial expedido pelo tribunal, dizendo que você está sendo processado e qual o processo se trata aquela documentação, nesse documento estará constando o número do processo e todas as informações necessárias para localizar o seu processo e tomar as devidas providências.

Muitas vezes o que a empresa de cobrança faz é só ameaçar, isso porque elas sabem que o seu direito já prescreveu, mas se quiser saber exatamente o que está acontecendo, você deverá pegar essa certidão a qual será retirada gratuitamente no tribunal de justiça do seu Estado. Procure tomar posse também da certidão Federal, Estadual, Civil e Criminal. É muito importante que se pegue todas essas certidões, pois assim você ficará tranquilo, sabendo se realmente está sendo processado ou não.

  Dívidas que prescrevem

Se isso acontecer, você não poderá mais ter o seu nome inserido no banco de  protestos que é um cadastro de inadimplência  realizado no cartório de protestos, como por exemplo : se você não paga um cheque, uma nota promissória ou um título de crédito, o credor irá mandar que o seu nome seja protestado. Com isso o cartório entrará em contato com a pessoa oferecendo determinado prazo para o pagamento, se caso você não pagar o seu nome é protestado, a partir daí ele será incluído numa lista de pessoas que estão inadimplentes.

Como saber se meu nome consta em protestos

Realizar uma pesquisa no cartório de protestos é bem simples, e pode ser realizada pela internet. Essa pesquisa te fornece uma resposta bem rápida, e a consulta é considerada gratuita.

  Sobre a Dívida Ativa

Se acaso a sua dívida prescreveu, ela não pode mais constar como dívida ativa, mas o que vem a ser dívida ativa?

Dívida Ativa trata-se de um cadastro de inadimplentes do Governo, onde muitas vezes o seu nome constará lá, isso porque tenha se esquecido de pagar o IPVA, IPTU ou Imposto de Renda.

Existem 3 tipos de dívida ativa que são: Municipal, Estadual e Federal, para saber se o seu nome consta em uma dessas 3 situações, você pode fazer uma consulta gratuita e pegar a sua certidão como já dissemos, sem pagar absolutamente nada, lembrando que o seu nome na dívida ativa acaba categoricamente afetando em análises de crédito e muitas vezes por causa dessa dívida seu nome poderá ficar restrito e ocorrer problemas desagradáveis.

Dívidas no Serasa

Serasa é um banco restritivo de consumo, onde as pessoas que possuem algumas dívidas não pagas, terão os seus nomes incluídos. Com isso seu crédito acaba sendo prejudicado, você não consegue acesso a um cartão de crédito, nem fazer empréstimo etc. Para saber se o seu nome está no Serasa, é só consultar pelo site de forma gratuita.

Como o site do Serasa é um pouco complexo de se navegar, muita gente se atrapalha na hora de fazer essa busca, então verifique essas informações de como efetuar o preenchimento em vídeos institucionais do próprio canal do Serasa através do Youtube.

Embora seja possível limpar o nome sem pagar a dívida, é melhor prevenir do que remediar, reflita bem antes de assumir qualquer compromisso e só tome crédito com sabedoria, caso esteja endividado.

Esperamos que você avalie tudo o que foi falado nesse post, e com base nisso tirar todas as suas conclusões se vale a pena ou não limpar o seu nome sem pagar a dívida.

André Carvalho

Ama escrever. Apaixonado por ciência, tecnologia e jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo