Empregos

Jovem Aprendiz: Vagas e como Funciona

O Jovem Aprendiz pode ser interessante para você? Encontrar seu primeiro emprego é um dos principais desafios para os jovens ingressarem hoje no mercado de trabalho.

Estudos mostram que os jovens são os que mais são afetados com impacto no mercado de trabalho. Encontrar um emprego sem experiência ou qualificação em um campo específico está entre as principais dificuldades para esse público.

O Programa Aprendiz Legal é uma iniciativa que visa solucionar esse obstáculo e ajudar os jovens a encontrar emprego.

Pensando nisso, aprender a ser um jovem aprendiz e ficar de olho nas vagas podem ser ótimas oportunidades para conseguir seu primeiro emprego!

Jovem Aprendiz: O que é?

Jovem Aprendiz, ou Aprendiz Legal, é uma lei que estipula que empresas de médio e grande porte tem a obrigação legal de contratar jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes.

O programa visa a inserção social dos jovens no mercado de trabalho e com o intuito de desenvolver competências teóricas e práticas que os ajudem a adaptar-se à preparação para o trabalho.

Artigos relacionados

Tanto quem procura o primeiro emprego como as empresas são beneficiados com o projeto. Por um lado, os formandos têm a oportunidade de se desenvolverem profissionalmente e adquirirem experiência inicial, cursos complementares e aprendizagem prática em relação ao trabalho diário.

Por outro lado, as empresas contribuem para a disseminação de sua cultura corporativa, preparam novos talentos para o mercado de trabalho e auxiliam na formação, qualificação e integração social dessas pessoas.

Requisitos para ser um Jovem Aprendiz

Para se tornar um jovem aprendiz é necessário ter:

  • entre 14 e 24 anos, com exceção de pessoas com deficiência para as quais não há limite de idade;
  • Estar matriculado e frequentar o ensino fundamental ou médio.


E para se manter um jovem sprendiz é necessário:

  • manter a frequência das atividades teóricas e práticas oferecidas pelo programa e pela empresa;
  • Mantendo Adequada Realização Acadêmica e Profissional.

Como Funciona?

O Programa Jovem Aprendiz é assegurado pela Lei 10.097/2000 e formalizado nas empresas por contrato de trabalho com duração de até 2 anos.

Enquanto o estagiário trabalha na empresa, são oferecidos cursos extraprofissionais, além do treinamento, para que ocorra o aprendizado teórico e prático.

A carga horária varia de 4 e 6 horas por dia para não afetar o rendimento das atividades escolares, mas há exceções em que é permitido trabalhar 8 horas por dia.

O participante também deve estar matriculado e frequentar a escola assiduamente, caso ainda não tenha se formado.

De modo geral, o objetivo do programa é ajudar empresas e integrar pessoas que nunca tiveram experiência no mercado de trabalho.

André Carvalho

Ama escrever. Apaixonado por ciência, tecnologia e jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo